Nos siga nas redes sociais

Saúde

Outubro Rosa: Em ano de pandemia, Secretaria de Saúde de Petrolina realiza mais de 3.500 mamografias

Publicado

em

O mês de outubro é considerado o mês de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama. Através da campanha Outubro Rosa, o objetivo é compartilhar informações e promover a conscientização, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.

A mamografia continua sendo o principal meio de prevenção contra o câncer de mama. Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, mesmo em meio a pandemia do Coronavírus, a Secretaria de Saúde realizou, em 2020, mais de 3.500 exames. Vale ressaltar que algumas instituições paralisaram seus atendimentos eletivos, entre eles a realização da mamografia, por cerca de seis meses. Já neste ano, mais de 2 mil mulheres fizeram o procedimento através do Sistema Único de Saúde.

O procedimento no SUS engloba a mamografia de rastreamento, que é indicada para mulheres de 50 a 69 anos sem sinais e sintomas de câncer de mama, e deve ser feita a cada dois anos; e mamografia diagnóstica, indicada para avaliar lesões mamárias suspeitas em qualquer idade, também em homens.

Para realizar o exame, as mulheres devem procurar a Unidade Básica de Saúde de referência e, após avaliação, caso necessário, ser encaminhada para o procedimento. A marcação é feita dentro da própria unidade básica.

O câncer de mama

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.

Ainda segundo o INCA, para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Sistema de Comunicação de Pernambuco

Copyright © 2021 PE News. Desenvolvido por avanzzada

Grupo Remop