Por causa da pandemia, Festa de Nossa Senhora do Desterro em Agrestina terá apenas programação religiosa

 Por causa da pandemia, Festa de Nossa Senhora do Desterro em Agrestina terá apenas programação religiosa

Em Agrestina, Agreste de Pernambuco, a festa dedicada à padroeira da cidade, Nossa Senhora do Desterro, chega à sua 99° Edição. Este ano, por causa da pandemia, o evento contará apenas com programação religiosa. A culminância do evento, realizada sempre no dia dois de fevereiro, não poderá acontecer como nos outros anos, com a realização de uma das maiores festas religiosas de toda a região e a maior procissão do Brasil em devoção à santa. A parte artística do evento foi cancelada, e a religiosa segue de forma restrita.

O evento religioso e profano, um dos mais aguardados pelo público local e também da região, chegando a registrar uma estimativa de público de 40 mil pessoas, precisou se reinventar para não quebrar uma tradição de quase um século de existência. Este ano, a cidade não se preparou para receber turistas e pagadores de promessas de todos os lugares do país, e o comércio, um dos mais beneficiados nesta época, também não. Tudo isso em respeito à vida.

De forma legal, a decisão partiu do Governo do Estado, que prorrogou até junho o decreto de calamidade para conter o avanço do novo coronavírus. A decisão foi acolhida e respeitada pela organização do evento, visto que é impossível, diante de sua magnitude e grandeza, a sua realização.

A Paróquia de Agrestina, Matriz de Santo Antônio, e a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo, considerando a devoção, o fervor e a força do catolicismo popular numa cidade que tem na própria religiosidade a sua origem, tratou de redobrar os cuidados com a saúde. As celebrações eucarísticas estão sendo realizadas de forma restrita, com uso de máscaras, distanciamento social, aferição de temperatura na entrada da paróquia e agendamento prévio. Na tarde de hoje a imagem da santa percorreu as principais ruas da cidade, substituindo a grande procissão e levando um pouco de alento aos fiéis que esperam ansiosamente por esse momento o ano inteiro.

Este ano, a também grande missa campal, que sucede a procissão, realizada em frente à matriz, na Praça Padre Cícero, foi substituída por uma celebração eucarística que será realizada dentro da igreja, logo mais, às 19h30.

robsonouropreto

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *