Por causa da pandemia, Festa de Nossa Senhora do Desterro em Agrestina terá apenas programação religiosa

Em Agrestina, Agreste de Pernambuco, a festa dedicada à padroeira da cidade, Nossa Senhora do Desterro, chega à sua 99° Edição. Este ano, por causa da pandemia, o evento contará apenas com programação religiosa. A culminância do evento, realizada sempre no dia dois de fevereiro, não poderá acontecer como nos outros anos, com a realização de uma das maiores festas religiosas de toda a região e a maior procissão do Brasil em devoção à santa. A parte artística do evento foi cancelada, e a religiosa segue de forma restrita.
O evento religioso e profano, um dos mais aguardados pelo público local e também da região, chegando a registrar uma estimativa de público de 40 mil pessoas, precisou se reinventar para não quebrar uma tradição de quase um século de existência. Este ano, a cidade não se preparou para receber turistas e pagadores de promessas de todos os lugares do país, e o comércio, um dos mais beneficiados nesta época, também não. Tudo isso em respeito à vida.
De forma legal, a decisão partiu do Governo do Estado, que prorrogou até junho o decreto de calamidade para conter o avanço do novo coronavírus. A decisão foi acolhida e respeitada pela organização do evento, visto que é impossível, diante de sua magnitude e grandeza, a sua realização.
A Paróquia de Agrestina, Matriz de Santo Antônio, e a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo, considerando a devoção, o fervor e a força do catolicismo popular numa cidade que tem na própria religiosidade a sua origem, tratou de redobrar os cuidados com a saúde. As celebrações eucarísticas estão sendo realizadas de forma restrita, com uso de máscaras, distanciamento social, aferição de temperatura na entrada da paróquia e agendamento prévio. Na tarde de hoje a imagem da santa percorreu as principais ruas da cidade, substituindo a grande procissão e levando um pouco de alento aos fiéis que esperam ansiosamente por esse momento o ano inteiro.
Este ano, a também grande missa campal, que sucede a procissão, realizada em frente à matriz, na Praça Padre Cícero, foi substituída por uma celebração eucarística que será realizada dentro da igreja, logo mais, às 19h30.