Nos siga nas redes sociais

Cotidiano

Recife ganha nova unidade de transplante de coração

Publicado

em

Referência em transplante de fígado, o Hospital Jayme da Fonte passa a realizar o procedimento em Pernambuco

Com mais de mil transplantes de fígado já realizados, o Hospital Jayme da Fonte (HJF), no Recife, passa a realizar um novo procedimento: transplantes de coração. O primeiro foi realizado com sucesso, posicionando o HJF como mais um centro hospitalar a realizar este tipo de cirurgia em Pernambuco, abrindo espaço para a redução da lista de espera de transplantes, que até o fim de 2019 era de 15 pessoas.

“Poder contar com a estrutura do Jayme da Fonte para realizar transplantes de coração no Estado é muito positivo para todos, tanto para a nossa equipe como para os pacientes. Nossa expectativa é realizar um transplante por mês”, afirma o cirurgião cardiovascular e coordenador do serviço de transplante de coração do HJF, Fernando Figueira, que também comanda o serviço no IMIP, líder na realização do procedimento em Pernambuco, segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). 

O primeiro transplante de coração do Hospital Jayme de da Fonte foi realizado em 18 de dezembro. No dia de Natal, graças ao sucesso do procedimento, o transplantado, um funcionário público, de 62 anos, natural do Interior da Bahia, pode celebrar a data com a família em um quarto no hospital. O paciente teve alta na sexta-feira (10.01), mas deve ficar no Recife pelos próximos meses para acompanhamento médico. 

O paciente veio para o Recife realizar o procedimento, depois de ficar mais de dois meses internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) com um quadro de insuficiência cardíaca grave. “Diante da situação do paciente, pensamos que poderia ser uma cirurgia mais complicada, mas foi bastante tranquila. Tudo ocorreu dentro do esperado para o transplante”, comenta o cardiologista clínico da equipe, Rodrigo Carneiro. A cirurgia durou cerca de quatro horas.

“Sem um trabalho em equipe um transplante não é sustentável. Nesse caso, além do suporte assistencial, contamos com a expertise administrativa e estrutural do Jayme da Fonte. Essa experiência só reforça o Jayme como referência em Pernambuco”, conclui Fernando Figueira. 

HOSPITAL JAYME DA FONTE – Com mais de 60 anos, o Hospital Jayme da Fonte é referência no atendimento médico-hospitalar na Região Metropolitana do Recife, com serviços de urgência e emergência, em clínica geral, cirurgia, cardiologia, ortopedia e traumatologia, além da área de transplante hepático. Com desafio permanente da excelência dos serviços, acredita que seu trabalho vai além de cuidar de vidas.

Sob a coordenação do médico Cláudio Lacerda e equipe, a unidade já realizou mais de mil transplantes de fígado, destacando-se como hospital de referência no país nessa área.

Continue Reading
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *