Senadora Teresa Leitão celebra lei que reconhece bandas e blocos como patrimônio cultural brasileiro

Presidente Lula sanciona legislação que consolida o papel dessas expressões no Carnaval nacional.
 Senadora Teresa Leitão celebra lei que reconhece bandas e blocos como patrimônio cultural brasileiro

Foto: Mariana Leal

Bandas e blocos receberam reconhecimento nacional por sua importância para o Carnaval brasileiro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei federal que os reconhece como manifestações da cultura nacional, abrangendo seus desfiles, músicas, práticas e tradições (Lei 14.845/2024). Essa conquista é significativa, pois garante que o Estado assegure a livre atividade desses grupos e a realização de seus desfiles.

A senadora Teresa Leitão (PT) foi relatora do projeto e destacou a relevância e oportunidade dessa iniciativa, enfatizando que os blocos e bandas de Carnaval são expressões da identidade nacional. Além disso, ressaltou que essas manifestações incorporam elementos históricos, sociais e culturais de diferentes regiões do país por meio de diversos componentes artísticos, como música, dança, teatro e figurino.

Para a senadora, “os blocos e as bandas de Carnaval representam uma das manifestações culturais mais vibrantes e significativas do Brasil”, desempenhando um papel crucial ao tornar o Carnaval mais acessível e democrático em cidades como Olinda, Recife, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo. “Em Pernambuco, temos blocos em praticamente todas as cidades. Além de ser um espaço para extravasar a alegria, também fazem reflexão e crítica social, abordando questões políticas, culturais e econômicas de maneira satírica, com humor“.

Digiqole Ad Digiqole Ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *