Projeto de Lei de Clodoaldo Magalhães para Criação de Salas de Silêncio para Autistas Recebe Aprovação Unânime na Comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência

 Projeto de Lei de Clodoaldo Magalhães para Criação de Salas de Silêncio para Autistas Recebe Aprovação Unânime na Comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência

Foto: Divulgação

Na última terça-feira (26), a Comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência fez história ao aprovar por unanimidade o Projeto de Lei nº 2.864/2023, uma iniciativa que poderá revolucionar a educação inclusiva no Brasil. De autoria dos deputados Clodoaldo Magalhães (PV/PE) e Jadyel Alencar (PV/PI), o projeto tem como objetivo a criação de “Salas de Silêncio” destinadas ao apoio de crianças autistas e neuroatípicas nas escolas.

Essas salas, que representam um marco na inclusão de alunos com necessidades especiais, são projetadas para proporcionar um ambiente tranquilo e equipado com recursos reguladores, com o propósito de aliviar sobrecargas sensoriais e prevenir crises e comportamentos disruptivos.

Mas a abrangência do projeto vai além da construção das salas. Ele também prevê a disponibilização de objetos reguladores, popularmente conhecidos como “ferramentas de regulação sensorial” ou “recursos sensoriais”. Esses itens desempenham um papel crucial na gestão das respostas sensoriais e emocionais, reduzindo o estresse, a ansiedade e a sobrecarga sensorial experimentada por essas crianças.

Para o deputado Clodoaldo Magalhães, líder do PV e um dos autores do projeto, essa aprovação é um testemunho do compromisso da Câmara dos Deputados em melhorar não apenas a qualidade da educação no Brasil, mas também em promover uma cidadania plena. Ele afirmou: “A escola é o primeiro local de relacionamento social das crianças no mundo. Se a escola não se adapta às necessidades que não são extraordinárias, estamos ensinando que a sociedade não é o lugar adequado para elas. É urgente mudar essa lógica desde o início. A vida em sociedade requer atenção e cuidado, garantindo condições para todos. Fico muito feliz com esse parecer.”

O relator do projeto, deputado Sargento Portugal, enfatizou a importância de oferecer um serviço flexível e personalizado, garantindo a inclusão de alunos autistas e neuroatípicos nas escolas. “Promover uma educação inclusiva e igualdade de oportunidades para todos os estudantes é essencial. As escolas precisam oferecer um ambiente acolhedor e adaptado às necessidades específicas desses alunos”, destacou.

As salas de acomodação sensorial, também conhecidas como “salas de descompressão ou desaceleração”, serão estrategicamente localizadas em áreas de fácil acesso e claramente sinalizadas. Isso garantirá que sejam facilmente identificadas pela equipe escolar e pelos alunos que precisarem usar o espaço, preferencialmente na entrada da instituição de ensino.

Agora, a matéria seguirá em caráter conclusivo para as Comissões de Educação, de Finanças e Tributação, e de Justiça e de Cidadania, consolidando um passo significativo em direção a uma educação mais inclusiva e acessível para todos.

Céu Albuquerque

Engenheira Civil em Segurança do Trabalho, especialista em Orçamentação, Planejamento e Controle na Construção Civil, Jornalista e Fotógrafa.

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